Voluntariado

Untitled-3

www.voluntariadocv.org

VO Projecto de apoio à implementação do Programa Nacional de Voluntariado (PNV) de Cabo Verde, visa contribuir para a inclusão das comunidades, designadamente as mais vulneráveis, jovens e mulheres, no processo de desenvolvimento socioeconómico do país, investindo na promoção, desenvolvimento e melhoria da qualidade do envolvimento dos cidadãos no voluntariado.

A missão

O voluntariado beneficia a comunidade em geral e ao voluntário individual. Contribui para uma sociedade mais coesa, construindo relações de confiança e reciprocidade entre os cidadãos. O Projecto do Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde apoia o desenvolvimento humano sustentável, a nível nacional através da promoção do voluntariado e da capacitação de voluntários. Destina-se a servir à causa do desenvolvimento, através da promoção de oportunidades de participação para todos os cidadãos, com o intuito de atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. É universal, inclusivo e abraça toda acção voluntária em sua maior diversidade. Os seus valores são a livre vontade, responsabilidade, compromisso e solidariedade, que constituem os pilares do voluntariado.

As Agências

Este projecto constitui uma aposta tripartida entre o Governo através do Ministério da Juventude, as Nações Unidas através do Programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU) e a sociedade civil representada pela Plataforma das ONG’s com uma duração de 3 anos em 4 ilhas piloto como são:

• Fogo

• Santiago

• Santo Antão

• São Vicente

Posteriormente, foi implementada uma Agência local em São Nicolau, dando resposta à vontade demonstrada pela Câmara Municipal de Ribeira Brava em promover o voluntariado na ilha.

O Projecto PNV é constituído por uma Agência Nacional que coordena a execução do projecto e seis Agências Locais que articulam a relação com as organizações mobilizadoras de voluntários, sediadas nas cidades de Mindelo (são Vicente), Paul (Santo Antão), Praia e Assomada (Santiago), São Filipe (Fogo) e Ribeira Brava (São Nicolau).

Para a implementação do PNV, o Projecto executado pelo Ministério da Juventude, conta com uma equipa de Voluntários das Nações Unidas – nacionais e internacionais – e técnicos do referido Ministério.

 O surgimento

O PNV surge na sequência do Programa «Corpo Jovem para o Ambiente», executado entre 2003 e 2006 na Ilha de Santiago, com a parceria entre VNU, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Comité das Nações Unidas Contra a Desertificação (UNCCD) e a antiga Secretaria de Estado da Juventude e Desportos.

 

Para mais informações acesse ao site: www.voluntariadocv.org