Mostra de Jovens Criadores da CPLP

É o evento que decorre das Bienais de Jovens Criadores, o evento é realizado de dois em dois anos num dos países da CPLP, onde os jovens artistas tem a oportunidade de expor seus trabalhos de acordo com a proposta do regulamento apresentado. O objectivo é fortalecer a cooperação entre os países membros para promover a criatividade da juventude, de intercâmbios internacionais e de relações pacíficas.

Em 2009, a Mostra foi realizada em Lisboa entre 19 a 22 de Março, participaram 17 jovens artistas cabo-verdianos dos 18 aos 30 anos nas áreas de Artes Plásticas, Joalharia, Música, Cinema, Design, Dança, Pintura;

Durante a Mostra os jovens tiveram oportunidade de participar em Workshops nos diferentes domínios artísticos e ainda expor os seus trabalhos de acordo com as áreas de cada um e participar nos espectáculos realizados no decorrer do evento.

Para que os jovens cabo-verdianos participassem, a Direcção Geral da Juventude, criou uma comissão de Júri, constituída por artistas de diferentes áreas para analisar os trabalhos apresentados pelos jovens concorrentes.
 
Após a análise a comissão seleccionou os seguintes:

Área de Dança- Grupo vencedor “Maravilha Tropical” do Porto Novo.
Musica – Adriel Pires, (Praia), Eder Xavier(Praia), Xiomara Silva,(Praia)  Sandro Pimentel Barros (Sal )
Cinema – Grupo Fladu Fla
Joalharia e Bijutarias  – Lígia  Duzenta (São Vicente)
Artes Plásticas - Saulo Montrond (Praia)
Artesanato e Reciclagem de Papel- Lurdes Fontes  (São Filipe)
Pintura – Filomeno Rodrigues”Dudu” (Praia)